Bilhar de carambola, bilhar livre, bilhar às três tabelas, bilhar artístico…
A carambola, apesar de soar a uma interjeição bem engraçada, é, na verdade, uma atividade lúdica e desportiva que só pela sua denominação, desperta logo uma sensação intrigante para aqueles que não estão familiarizados com ela.
Fazer uma carambola no bilhar é conseguir, com uma única tacada, fazer com que uma das três bolas embata nas outras duas. Assim pode até perder algum do seu mistério, mas quando as regras passam a definir que a bola embata uma ou três vezes na tabela (que não tem os buracos do pool e do snooker) antes de atingir a terceira bola, isso torna-se no mínimo desafiante!
Pode não ser o jogo mais popular em Portugal, mas é certamente praticado há muito mais tempo que o Ludopédio e, se bem que inicialmente fosse um favorito da aristocracia, durante o século XVIII já era praticado fora deste meio e tornara-se efetivamente popular, presente em muitos cafés de Lisboa da altura.

S/ Título. Autor Desconhecido. 1899. Art Institute of Chicago. Fonte: Wikimedia Commons.
Até na casa do Ramalhete d’Os Maias (1888), de Eça de Queirós (1845–1900), na sala ao lado do fumoir, estão a ver, estava presente a mesa de bilhar, sob uns abatjours de porcelana! E também a emancipada Maria Monforte, na casa de Arroios, batia o grande taco da época, D. João da Cunha, à carambola francesa. Isto certamente que já sabiam...
Foi em 1930, na cidade do Porto, que se constituiu a Federação Portuguesa dos Amadores de Bilhar, motivo suficientemente marcante para justificar a placa inscrita com essa data na nossa suspensão Carambola. O seu design com dois braços, e dois chapéus, é perfeito para iluminar qualquer mesa — seja ela com ou sem buracos.

Pormenor placa 1930, no acabamento Amêndoa com Latão Escovado. © After Hall 2024
O acabamento Cordovil, com o interior em Ouro Velho, transporta-nos instantaneamente para um clássico salão de jogos, com aquele ambiente escuro e requintado onde, provavelmente, ainda era permitido dar uma bela tacada com um grande charuto no canto da boca. Para um ambiente mais contemporâneo e multifacetado, o acabamento Amêndoa, com o interior em Latão Escovado, continua a incorporar o design intemporal e destaca-se pelos seus tons mais leves e sofisticados, garantido um toque de graciosidade a qualquer espaço onde se encontre.

Acabamentos disponíveis: Cordovil com Ouro Velho (esq.) e Amêndoa com Latão Escovado (dir.). © After Hall 2024
A importância e impacto que este jogo teve na sociedade portuguesa, que em meados do século XX estava presente em muitas coletividades de cultura e recreio, grémios, ateneus e clubes, é inegável. E quem não aprecia o ambiente de uma sala de jogos? O charme das madeiras, a iluminação suspensa sobre a mesa de bilhar, uma reunião de amigos, conversas descontraídas de copo na mão e a emoção de presenciar uma jogada inesperada em carambola daquele amigo que nunca tinha jogado. Não é fascinante?
EXPLORE A COLEÇÃO CARAMBOLA
───────────────────
Foto de capa: Tübinger Studenten beim Billardspiel (Alunos de Tübinger a jogar bilhar). Autor Desconhecido. Início séc. XIX. Colecções Municipais de Tübingen. Fonte: Wikimedia Commons