Quem vive a alguns quilómetros da praia de São Pedro de Moel, na costa atlântica do concelho da Marinha Grande, tem o hábito de ir à praia ou ir apenas contemplar o mar, para se revitalizar, inspirar e regressar com energia renovada.
Este hábito é por vezes tão rotinado, ou tão focado na imensidão do oceano, que acaba por se atravessar a localidade diretamente até ao areal, ignorando a particularidade do planeamento urbanístico: um centro bem definido e uma rotunda central de onde partem as ruas em configuração radial, cruzadas por outras ruas em várias circunferências, qual planisfério de longitudes e latitudes, como projetado no plano geral pelo arquiteto José de Lima Franco (1904–1970).

Vista aérea de São Pedro de Moel, Leiria. Fonte: Hotel Mar e Sol & Spa
A melhor forma de observar o seu urbanismo é percorrer as ruas a pé. Uma grande parte está pavimentada em pedra e a povoação está muito bem integrada na paisagem da Mata Nacional ou Pinhal de Leiria. E se a planificação urbana poderá passar despercebida cá de baixo, a predominância de vivendas familiares de férias, que resultam num lugar de charme mediterrânico comparável à costa da Riviera francesa ou italiana, fica difícil de ignorar.
A sua arquitetura, designada localmente como arquitetura de São Pedro de Moel, engloba alguma variedade de estilos. Desde as casas de madeira, pintadas em tons fortes de azul e verde, a lembrar o estilo nórdico mais tradicional, com os telhados de duas águas muito íngremes, passando pelas casas em alvenaria de estilo clássico/brasileiro, com varandas em madeira pintada de cores fortes, até às casas modernistas dos anos cinquenta do século XX. Estas últimas com belos exemplos, sobretudo na parte mais alta da povoação.

A riqueza deste conjunto advém da individualidade de cada casa e de serem projetos personalizados, longe do conceito de turismo de massas. São modelos inspiradores e não resistimos, na After Hall, a elaborar soluções de iluminação para esses exemplos mais clássicos de madeira e de alvenaria, que não só façam justiça a tanto encanto como atribuam, aonde quer que sejam instaladas, a atmosfera que emana dessas casas e desse lugar.

Modelos disponíveis da coleção DeMoel (disponíveis em 5 acabamentos diferentes): Aplique DeMoel (fila cima esq.); Suspensão Individual DeMoel (fila cima centro); Suspensão Acompanhada DeMoel (fila baixo esq.) e Suspensão Dupla DeMoel (fila baixo centro). À direita: pormenor do chapéu. Acabamento: Azul Fronteira e Latão Escovado. © After Hall 2024
Recorremos ao metal para transmitir o classicismo que este tipo de arquitetura sugere. Em alusão aos tons característicos destas casas, complementámos a coleção com cores vibrantes, mas não menos nobres, como o Verdeal ou o Azul Fronteira. Para os amantes de um visual mais clássico e requintado, oferecemos ainda os modelos em Níquel e em Latão, ambos com acabamento Escovado. E, para finalizar, temos ainda o acabamento em Rosa Real, para celebrar com um toque de irreverência feminina, o facto de em São Pedro de Moel existir talvez o único exemplar de um projeto da primeira arquiteta portuguesa, Maria José Estanco (1905–1999).

Acabamentos disponíveis da coleção DeMoel: Azul Fronteira e Latão Escovado (fila cima esq.); Rosa Real e Níquel Polido (fila cima centro); Latão Escovado (fila baixo esq.); Níquel Escovado (fila baixo centro); Verdeal e Níquel Escovado (à direita). © After Hall 2024
EXPLORE A COLEÇÃO DEMOEL
Foto de capa: Praia de São Pedro de Moel, Leiria. © After Hall 2024