Quando a Lustrarte deu os primeiros passos em 1974, a Ana Faria tinha cinco anos de idade e era a mais velha dos três filhos dos fundadores da marca. Pode dizer-se que cresceu a brincar por entre as máquinas de produção, as bancas de montagem ou as prateleiras dos armazéns e cedo teve que aprender a lidar com a exigência de ser filha de um empreendedor.

Ainda criança, os seus dias eram preenchidos com a responsabilidade de cuidar dos irmãos, com o rigor e a exigência dos resultados na escola, mas também com o fascínio de ver o pai a desenhar os candeeiros e de assistir à transformação dos materiais.

Fotografia antiga em preto e branco de uma criança, Ana Faria, filha do fundador da Lustrarte, sorrindo à porta de casa nos primeiros anos da marca.

Materiais e mestria

Com um gosto especial por arquitetura que não desapareceu até hoje, foi em Design Industrial que se licenciou já no início da década de 90.

A avidez pelo conhecimento dos materiais e dos processos produtivos, conjugada com um temperamento audaz e determinado, causa de inúmeros confrontos com o pai que mais não faziam do que alimentar o reconhecimento e a confiança que dele recebia, trouxeram-lhe um conhecimento profundo e consistente do mundo da iluminação decorativa e o entusiasmo invulgar pela indústria, com todos os seus processos criativos e transformadores.

Retrato em preto e branco de Ana Faria, filha do fundador da Lustrarte e atual líder da Lustrarte, olhando para a câmara.

Legado e princípios

O súbito e doloroso desaparecimento do pai em 1998, fez recair sobre ela o transcendente peso da herança imaterial da Lustrarte, que aliou ao conhecimento e ao rigor, uma paixão inesgotável que perdurará para sempre.

Como ela própria afirma, “somos movidos pelo sonho” e “os desafios são para vencer”. É com este espírito que preserva o saber e a experiência de uma equipa que atravessa gerações. Pessoas dedicadas e mestres na arte de trabalhar o latão, a quem gosta de se referir como “os artesãos dos sonhos”.

“O Design tem sempre duas dimensões, a função e a estética. Se uma delas não estiver cumprida, então não é Design.”

- Ana Faria

Detalhe em close-up de um candeeiro em latão produzido pela Lustrarte, mostrando o acabamento e a articulação da peça.

Matéria e método

A diferenciação da Lustrarte desde a sua fundação começa logo na escolha dos materiais. A nobreza do latão e a sua longa duração, conferem às suas peças um valor intemporal.

O compromisso com a qualidade e a atenção aos detalhes acompanham todo o processo criativo, desde a fase do desenho. A produção sempre cuidada assenta numa forte componente manual, quase artesanal. O repuxamento do metal, o rigor das soldaduras, o pormenor e a delicadeza dos acabamentos resultam do saber-fazer acumulado pelas nossas pessoas ao longo dos anos e constituem as principais características dos candeeiros Lustrarte.

Vista costeira em Portugal com rochedos e o oceano Atlântico ao fundo.

Presença global

Os produtos da Lustrarte levam aos cinco continentes o saber-fazer e a qualidade "made in Portugal", de criatividade e competência.

A Lustrarte é reconhecida mundialmente pela inspiração náutica e rústica dos seus produtos, que iluminam e decoram residências e restaurantes em quase todos os países europeus, desde Portugal até à Rússia. Os produtos Lustrarte podem ser também encontrados em muitos países de outros continentes, como o Japão, a Austrália, os EUA ou o Canadá.

Candeeiro em latão feito por medida pela Lustrarte para o restaurante Vesper, em Paris, com design radial.

Hotelaria e projetos por medida

Mais recentemente, a entrada no mercado da hotelaria e o desenvolvimento de candeeiros por medida, com uma substancial diversidade de materiais e de estilos e sempre com o selo de garantia da Lustrarte, têm vindo a ganhar uma expressão cada vez maior na atividade da marca.

Estes candeeiros com a etiqueta Lustrarte podem já ser encontrados num número crescente de hotéis na Europa, EUA, Caraíbas, Ásia e África ou até em inúmeros navios de cruzeiro que diariamente cruzam os mares e os oceanos.