Loiças do Arco-da-Velha

Loiças do Arco-da-Velha

Há loiças do arco-da-velha! São as nossas! 

As nossas loiças têm aquela coisa de parecerem vindas sabe-se lá de onde. Talvez de para lá do fim do arco-íris, de tempos longínquos, ancestrais, de quando os romanos ainda andavam por aqui. Ou, quem sabe, talvez tenham saído diretamente de uma pintura de Josefa de Óbidos (1630–1684)! 

Mas não! Elas vêm daqui mesmo, bem pertinho de nós... Da Bajouca! Só podia ser. 

São feitas por artesãs e artesãos oleiros que contam com a sabedoria transmitida de geração em geração, utilizando a matéria-prima da região e aproveitando o clima local, propício à secagem das peças ao ar livre. Este processo de secagem requer o seu tempo, levando cerca de uma semana antes das peças puderem ser levadas para a cozedura. 

Fotografia de uma senhora a carimbar a base, ainda crua, da Terrina do Arco-da-Velha.

Processo de carimbagem da Terrina do Arco-da-Velha. © After Hall 2024

Esta sabedoria é fruto de muitos anos de criação e de procura pela melhor solução utilitária para o dia a dia. E é refletida quer na forma das peças, como o assa-frangos com o espeto incorporado, que permite colocar o frango na posição vertical para que os deliciosos sucos escorram para cima das batatinhas e dos legumes (é de fazer crescer água na boca!), como nos acabamentos, com o vidrado que permite o melhor isolamento e limpeza das peças. Até mesmo a escolha das cores e das suas combinações tornou-se uma característica distintiva da olaria da Bajouca. 

Fotografias dos modelos disponíveis na coleção Loiças do Arco-da-Velha, com comida: Assadeira com uma salada de atum e ovo, Terrina com caldo verde e Assa-frangos com frango e batatinhas..

Coleção Loiças do Arco-da-Velha: Assadeira (esq.), Terrina (centro) e Assa-frangos (dir.). © After Hall 2024

No fim, tornam-se peças únicas. Cada uma nascida literalmente das mãos e da dedicação pessoal de cada oleiro, carregando consigo para a vida um pedaço da identidade e do saber-fazer de quem as moldou. 

Pormenores dos modelos disponíveis na coleção Loiças do Arco-da-Velha: Assa-frangos, Assadeira e Terrina

Coleção Loiças do Arco-da-Velha: Assa-frangos (esq.), Assadeira (canto superior esq.) e Terrina (canto infeior dir.). © After Hall 2024

A essa arte, acrescentámos motivos geométricos em baixo-relevo, suavizando assim a rusticidade típica da olaria e conferindo-lhe um carácter que evoca a sofisticação dos padrões de estilo clássico. Selecionámos cores vivas que enchem as cozinhas e as mesas de tons das nossas hortas e jardins, desde o laranja na assadeira, ao bege do nabo cozida na terrina, até ao verde do repolho no assa-frangos. 

Temos loiças do arco-da-velha!

EXPLORE A COLEÇÃO LOIÇAS DO ARCO-DA-VELHA

 ───────────────────

Um agradecimento especial ao Chefe Guilherme, do Restaurante Nini (Marinha Grande), pela sua arte e dedicação na confecção dos pratos que dão vida à coleção Arco-da-Velha.

Foto de capa: © After Hall 2024